sábado, 30 de agosto de 2014

Curiosidade: As tribos perdidas de Israel

     Olá, caro(a) leitor(a)! Que a paz esteja com você!

 "No ano duodécimo de Acaz, rei de Judá, começou a reinar Oséias, filho de Elá, e reinou sobre Israel, em Samaria, nove anos.
E fez o que era mau aos olhos do Senhor, contudo não como os reis de Israel que foram antes dele.
Contra ele subiu Salmaneser, rei da Assíria; e Oséias ficou sendo servo dele, e pagava-lhe tributos.
Porém o rei da Assíria achou em Oséias conspiração; porque enviara mensageiros a Sô, rei do Egito, e não pagava tributos ao rei da Assíria cada ano, como dantes; então o rei da Assíria o encerrou e aprisionou na casa do cárcere.
Porque o rei da Assíria subiu por toda a terra, e veio até Samaria, e a cercou três anos.
No ano nono de Oséias, o rei da Assíria tomou a Samaria, e levou Israel cativo para a Assíria; e fê-los habitar em Hala e em Habor junto ao rio de Gozã, e nas cidades dos medos..."

2 Reis 17:1-6

 "...assim foi Israel expulso da sua terra à Assíria até ao dia de hoje.
¶ E o rei da Assíria trouxe gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e Sefarvaim, e a fez habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; e eles tomaram a Samaria em herança, e habitaram nas suas cidades." 

2 Reis 17:23-25

    Ao contrário dos habitantes do Reino de Judá exilados na Babilônia, os do Reino do Norte não voltaram para as regiões da Samaria e Galileia depois de décadas de exílio. Muitos hebreus das 10 tribos concedidas à Jeroboão, desde 722 a.C. até hoje estão espalhadas em outras terras. E evidências de onde possam estar essas tribos, já foram encontradas. 

Afeganistão e Paquistão: A tribo dos Pathans, hoje em dia tem aproximadamente 15 milhões de pessoas, têm o hábito de fazer a circuncisão no 8º dia de vida dos bebês do sexo masculino, costumam usar um talit pequeno, seguem as regras alimentares judaicas e descansam no dia de Sábado. 

Caxemira (Índia): Os habitantes da Caxemira celebram uma festa chamada Pasca na primavera (Páscoa), os lugares têm nomes típicos hebreus, e a língua local tem palavras similares ao hebraico. 

Burma (Mianmar): Aproximadamente 2 milhões de pessoas. Sacrificam animais da mesma maneira que os antigos israelitas, praticavam a circuncisão até que foram proibidos e passaram a abençoar os filhos no 8º dia com uma benção especial. Guardavam dias santos muito similares aos judaicos e observavam o mandamento do levirato. 

China: O povo Chiang, aproximadamente 250 mil pessoas, eram monoteístas e tratavam os chineses como idólatras. Também faziam sacrifícios de animas da mesma forma que os antigos judeus e se recusavam a adorar ídolos. 

Japão: Como o Brasil é o país com a maior colônia japonesa fora do Japão em todo o mundo, e há não poucos nipo-descendentes evangélicos, eu vou dar mais destaque sobre o caso do Japão. O povo japonês hoje é homogêneo, mas é o resultado de uma mistura de povos diferentes. O primeiro imperador do Japão assumiu o trono em 660 a.C. Os primeiros habitantes do Japão eram o povo Aino, considerado pelos japoneses atuais da mesma forma que os índios são considerados pelos brasileiros atuais. Hoje, os Ainos estão em Hokaido, nas Ilhas Kurilas e na Ilha de Sacalina, Rússia. Os japoneses são descendentes de tribos migrantes da Sibéria, da região do lago Baikal. Outros, migraram da Coréia. Os japoneses descendem de vários antigos povos. E foram encontradas evidências de que um desses povos eram hebreus. 
Na religião Xintoísta, nativa do Japão, há cerimônias que lembram o Judaísmo da época do Antigo Testamento, o festival xintoísta Ontosai lembra o sacrifício de Isaac oferecido por Abraão. O religioso xintoísta usa uma caixa preta na cabeça, igual ao judeu ortodoxo quando vai fazer oração, e toca um chifre (Shofar/Trombeta feita de chifre igual ao berrante do peões brasileiros), nos livros Kojiki e Nihon-shoki aparecem palavras muito parecidas com palavras do hebraico. A escrita japonesa katakana tem letras parecidas com algumas letras do hebraico. O kanji é a escrita chinesa, ideogramas. O Budismo é uma religião de origem indiana/nepalesa, mas chegou ao Japão levado da Coréia, que por sua vez recebeu da China. O Japão, durante muitos séculos, recebeu influência cultural chinesa, por isso há também forte influência do Confucionismo e do Taoísmo também. 

Fontes: http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/10tribos/home.htm 
             http://merceariasukiyaki.com.br/origem%20dos%20japoneses%201.html#
             http://merceariasukiyaki.com.br/origem%20dos%20japoneses%208.html
             
 Qual é a importância para nós se as tribos perdidas tiverem sido localizadas? Para mim, é mais um sinal de que a volta do Mashiach (Messias) está próxima, Ele vai congregar os remanescentes de todas as 12 tribos de Israel. O Rei está voltando. O tempo está chegando. 


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário